Grandes clínicas apostam em manutenção preventiva como fator de qualidade
Manutenção preventiva vai muito além de um simples serviço de conservação. Ela é um importante investimento em segurança, diagnóstico preciso, tranquilidade, custo/benefício e extensão da vida útil do equipamento. Durante esse trabalho, o técnico especializado assegura a calibração dos equipamentos e visa a detecção precoce de possíveis problemas que possam afetar seu pleno desempenho.
Quando um equipamento de diagnóstico médico por imagem, que dispõe da mais alta tecnologia e depende de ajustes técnicos delicados para proporcionar resultados de altíssima qualidade, deixa de receber os devidos cuidados periódicos, erros inesperados podem acontecer e causar danos consideráveis à credibilidade da clínica. Isso sem mencionar a redução da vida útil dos equipamentos médicos.
Todo o trabalho desenvolvido pelo profissional capacitado pode levar a uma manutenção corretiva antes que o problema se agrave. Essa fase também é positiva porque evita, além de custos maiores e mais tempo, danos mais graves ao equipamento pela postergação da manutenção preventiva. A intervenção do técnico especializado restabelece de imediato o funcionamento do equipamento com todos os ajustes necessários. Se for o caso, o profissional adotará novos e modernos protocolos que possibilitarão exames mais rápidos e com maior qualidade.
Além disso, com o passar do tempo, algumas clínicas outrora modernas e adaptadas se reajustam a novas necessidades e acabam priorizando o aproveitamento de espaço. Com isso, deixam de lado um importante fator para obtenção dos melhores resultados nos diagnósticos por imagem: o planejamento, que pode potencializar o fluxo de trabalho das equipes radiológicas e até mesmo do atendimento aos pacientes.
De acordo com o sócio-gerente da WG Representações, Wilson Gallego, toda essa fase de planejamento ou restruturação pode ser acompanhada pelos técnicos da empresa. A WG representa grandes nomes do mercado de equipamentos de diagnósticos médicos por imagens e hospitalares, como SAMSUNG MEDISON, ECOMED, ALKO DO BRASIL, VATECH E WELMY, entre outros.
Para Gallego, precisão e eficiência são a grande necessidade dos diagnósticos médicos nas melhores clínicas com um atuante controle de qualidade de imagens. Esse padrão de diagnósticos médicos por imagem só é possível com a manutenção preventiva, que mantém equipamentos calibrados e em seu máximo desempenho e resolução.